FRANKFURT (DJ Bolsa)– O Deutsche Bank AG reportou esta quinta-feira um prejuízo líquido acima do esperado no quarto trimestre, terminando mais um ano tumultuoso devido a custos legais, reduções do negócio e problemas económicos que afetaram a banca europeia como um todo.
O maior banco alemão registou um prejuízo líquido de EUR1,9 mil milhões ($2,05 mil milhões) no quarto trimestre, período em que registou custos legais de EUR1,6 mil milhões.
Os analistas esperavam um prejuízo líquido de EUR1,57 mil milhões no quarto trimestre, de acordo com os números compilados pelo Deutsche Bank.
O Deutsche Bank disse que foi penalizado no ano passado por uma vaga de especulação sobre o valor que teria de pagar para arquivar o maior dos seus processos legais, relacionados com ativos hipotecários tóxicos, nos EUA. Os clientes retraíram-se, penalizando as operações globais de corretagem e outras.
Isso significa que a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia e a euforia após as eleições dos EUA não beneficiou o banco da mesma forma que outros pares.
Nos últimos dois meses, o banco concordou em pagar cerca de $8 mil milhões para arquivar um dos maiores processos legais com o Departamento de Justiça dos EUA, o Reino Unido e reguladores de Nova Iorque. No entanto, algumas investigações em aberto ainda preocupam os investidores.
O banco disse esta quinta-feira que reservou EUR7,6 mil milhões para questões legais. Deste valor, cerca de EUR4,7 mil milhões foram colocados de parte para acordos já alcançados.
As receitas líquidas trimestrais do banco alemão foram de EUR7,1 mil milhões, mas no total do ano desceram 10% para EUR30 mil milhões. No total do ano, o Deutsche Bank disse que o prejuízo líquido diminuiu para EUR1,4 mil milhões face ao prejuízo de EUR6,8 mil milhões em 2015.
O banco reportou um rácio common equity tier 1 de 11,9% no final do ano passado, acima de 11,1% final do terceiro trimestre de 2016.
– Por Jenny Strasburg (jenny.strasburg@wsj.com)