FRANKFURT (DJ Bolsa)– A BASF SE disse que uma pessoa morreu, pelo menos seis ficaram feridas e outras seis estão desaparecidas depois de ter ocorrido uma explosão e incêndios subsequentes no complexo fabril de Ludwigshafen esta segunda-feira, o que levou a empresa a parar a produção em 14 instalações.
A BASF disse que a causa da explosão é desconhecida e que ocorreu às 0920 TMG durante trabalhos num sistema de condutas no complexo de Ludwigshafen, a sede da empresa. Os bombeiros continuam no local trabalhando para extinguir as chamas, disseram a BASF e os responsáveis municipais à imprensa.
“O fumo é visível. Foi pedido aos residentes nas áreas afetadas de Ludwigshafen e Mannheim para se manterem em casa com as janelas fechadas”, disse a BASF.
“Lamentamos profundamente que um funcionário tenha morrido e que outros tenham ficado feridos. Os nossos sentimentos estão com as vítimas e as suas famílias”, disse o diretor da fábrica de Ludwigshafen, Uwe Liebelt.
“O fumo é visível. Foi pedido aos residentes nas áreas afetadas de Ludwigshafen e Mannheim para se manterem em casa com as janelas fechadas”, disse a BASF.
Uma porta-voz da BASF disse mais tarde que o ponto inicial das linhas de produção de vários produtos foi encerrado. É incerto quando será retomada a produção.
“Esperamos poder extinguir os incêndios esta noite para que possamos resolver a incerteza em torno dos funcionários desaparecidos”, disse Peter Friedrich, o chefe dos bombeiros de Ludwigshafen.
As ações da BASF fecharam em baixa de 1,2% nos EUR78,28 ($85,86).
– Por Monica Houston-Waesch (nikki.houston@wsj.com)