Fed: Evans vê poucos motivos para subida dos juros

0

(DJ Bolsa)– Os motivos para uma subida das taxas de juro de curto prazo continuam a ser relativamente fracos, disse o presidente do Banco de Reserva Federal de Chicago, Charles Evans, em comentários que sugerem também que o banco central terá provavelmente de deixar a economia aquecer, levando a inflação de novo para os níveis desejados.

Apesar de reconhecer que a mais recente reunião de política monetária da Fed abriu caminho para uma subida dos juros em breve, Evans disse: “Estou menos preocupado com o calendário do próximo aumento do que com a trajetória dos próximos três anos.” No texto de um discurso preparado para ser proferido em Auckland, na Nova Zelândia, referiu que, se a inflação estiver a caminhar claramente para o alvo de preços da Fed de 2%, uma subida dos juros seria uma “decisão fácil”.

“No entanto, ainda tenho de ver provas claras e evidentes nos dados de que a inflação está a caminhar para os 2%”, disse.

Entre os responsáveis da Fed, Evans tem sido um firme defensor da ideia de manter as taxas de juro de curto prazo em níveis baixos, num esforço para ajudar a criar emprego e para levar a inflação a caminhar em direção ao alvo desejado.

Este ano, Evans não tem direito de voto no Comité de Operações no Mercado Aberto, ou FOMC, mas terá em 2017.

Evans disse que não prevê que haja um regresso “rápido e fácil” ao alvo desejado de inflação e disse que a política da Fed “precisa de ser suficientemente acomodatícia para gerar uma probabilidade razoável de a inflação no futuro poder exceder os 2%.”

“Prevejo que tanto a inflação subjacente como a total avancem gradualmente no sentido de se aproximarem, mas não chegarem realmente, ao nosso alvo de inflação de 2% nos próximos três anos”, disse Evans.

-Por Michael S. Derby (michael.derby@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.