PARIS (DJ Bolsa)– A procuradoria francesa abriu um inquérito na quinta-feira para investigar suspeitas de tentativas de difamação do candidato presidencial Emmanuel Macron depois de terem circulado na Internet ficheiros sugerindo que Macron criou uma empresa fictícia na ilha Nevis, nas Caraíbas, sendo que as autoridades dizem que não têm registo da existência dessa entidade.
A poucos dias das eleições presidenciais de domingo, ficheiros PDF publicados anonimamente num fórum online de extrema-direita na quarta-feira mostram aquilo que dizem ser registos de uma empresa chamada La Providence LLC supostamente criada por Macron em Nevis, um paraíso fiscal conhecido. La Providence é o nome do liceu de Macron, em Amiens, a sua cidade natal no norte de França.
Na quinta-feira, Macron negou que tenha criado qualquer empresa e apresentou queixa na procuradoria em Paris, que respondeu abrindo um inquérito por suspeição de manipulação eleitoral e divulgação de informação falsa.
“Nunca podemos permitir que falsidades, ataques e destabilização passem incólumes, ainda para mais no final da campanha”, disse Macron à televisão francesa.
-Por Matthew Dalton (Matthew.Dalton@wsj.com)