Uber sob investigação criminal devido a software “Greyball”

0

(DJ Bolsa)– Os procuradores federais abriram uma investigação criminal à Uber Technologies Inc. sobre o uso de um software conhecido por “Greyball”, que poderá ter ajudado os motoristas a evitar reguladores locais, segundo fonte próxima à investigação.

A Uber disse ter usado a tecnologia para evitar autoridades governamentais que procuravam identificar e bloquear os motoristas do serviço em cidades onde a empresa enfrentou desafios de regulação. O programa, a que a Uber chamou “Greyball”, mostrava a versão oficial da aplicação com carros falsos nas ruas.

A empresa disse em março que iria parar com a prática, após notícias e uma reportagem do New York Times a terem exposto.

A investigação, que estará nas fases iniciais, está focada na forma como a Uber utilizou do software, de acordo com a mesma fonte, e a empresa já recebeu um pedido judicial de registos relacionados com a utilização da plataforma.

Um porta-voz do Departamento de Justiça e outro da Uber recusaram-se a comentar. Advogados externos da Uber não responderam aos pedidos de declarações.

– Por Greg Bensinger (greg.bensinger@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.