França: Terror chega aos Campos Elísios dias antes das eleições

0

PARIS (DJ Bolsa)– Um homem abriu fogo nos Campos Elísios na quinta-feira, matando um polícia e ferindo outros dois num ataque que as autoridades dizem ter sido provavelmente um ato terrorista, dias antes das eleições presidenciais francesas.

O ataque começou às 1850 TMG, disse um porta-voz do Ministério do Interior, quando um carro parou junto a uma patrulha da polícia e um atirador saiu a disparar. A polícia respondeu com fogo, matando o atirador, que foi identificado por um responsável como Karim Cheurfi, um cidadão francês.

Uma porta-voz da unidade antiterrorismo disse em Paris que foi aberta uma investigação a este ataque. O presidente francês, François Hollande, disse que as autoridades estão convencidas de que foi um ataque terrorista e expressaram “grande pesar” pela morte do polícia.

O Estado Islâmico reclamou a autoria do suposto ataque terrorista, disse o SITE Intelligence Group, que monitoriza as comunicações do grupo extremista. “Não podemos garantir se houve um ou mais cúmplices”, disse Pierre-Henry Brandet, porta-voz do Ministério do Interior.

O ataque afetou imediatamente o cenário político, numa altura em que a corrida eleitoral para as eleições presidenciais francesas entra na reta final.

A altura e o local do ataque, perto do Arco do Triunfo, poderia ter como foco uma campanha que tem estado sobretudo centrada nos temas económicos.

-Por Nick Kostov (Nick.Kostov@wsj.com), Matthew Dalton (Matthew.Dalton@wsj.com), Joshua Robinson (joshua.robinson@wsj.com)

– Rebecca Ballhaus contribuiu para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.