Galp Energia: Lucro líquido ajustado sobe no terceiro trimestre

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A Galp Energia disse, esta segunda-feira, que o lucro líquido ajustado a custos de substituição do terceiro trimestre aumentou 12%, tendo atribuído o desempenho robusto à alocação de capital disciplinada e a um forte desempenho operacional.

FACTOS RELEVANTES:

– O lucro líquido ajustado a custos de substituição — o indicador mais seguido pelos analistas, que exclui a volatilidade associada às flutuações dos preços do petróleo — foi de 210 milhões de euros ($221,9 milhões), que compara com EUR187 milhões no período homólogo.

– O resultado antes de juros e impostos, ou Ebit, ajustado a custos de substituição subiu 81% para EUR741 milhões contra EUR408 milhões no mesmo período do ano passado.

-O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, ou Ebitda, também registou uma subida relevante de 35% para EUR1,057 mil milhões face a EUR784 milhões no período homólogo.

– A margem de refinação avançou para $14,6 por barril face a $7,7 por barril no período homólogo.

– A produção média net entitlement foi de para 124,7 barris por dia, frente a 126,1 barris por dia.

– O crude processado pelas refinarias desceu ligeiramente para 22,4 milhões de barris, face a 22,9 milhões de barris registados no terceiro trimestre do ano anterior.

– O lucro líquido não ajustado diminuiu para EUR303 milhões face a EUR307 milhões no trimestre homólogo.

– No total dos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido ajustado a custos de substituição da subiu para EUR718 milhões contra EUR608 milhões no ano anterior.

-Destaca-se ainda a subida de 48% do cash flow operacional ajustado para EUR716 milhões face a EUR484 milhões.

-Para o total do ano de 2023, a empresa prevê um Ebitda ajustado a custos de substituição de EUR3,5 mil milhões, comparando com a previsão anterior de EUR3,2 mil milhões. A empresa também vê o barril do Brent a atingir os $83, face a $75 previstos anteriormente.

– As ações da Galp fecharam sexta-feira a valer EUR14,48.

-Por Alexandra Martins Silva (alexandra.silva@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.