Grécia, credores chegam a acordo sobre nova parcela do resgate

0

ATENAS (DJ Bolsa)– Os credores da Grécia chegaram a acordo na quinta-feira para a transferência da próxima tranche do resgate, no valor de EUR8,5 mil milhões ($96,5 mil milhões), mas adiaram a decisão final sobre o alívio da dívida até agosto do próximo ano.

O acordo, alcançado no Luxemburgo entre os ministros das Finanças da Zona Euro, desbloqueia parte do fundo de resgate. Embora isso coloque a Grécia um pequeno passo mais perto do final de um caminho de oito anos, a recusa dos credores em abordar o alívio da dívida deixa o país com fracas perspetivas de futuro e em risco de precisar de mais um resgate.

O governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras implementou medidas de austeridade impopulares cujos efeitos se prolongam bastante além do final do resgate atual, no próximo ano, com o intuito de convencer os credores a libertar a próxima tranche e reestruturar a dívida da Grécia.

Atenas espera que o alívio da dívida abra caminho a que o Banco Central Europeu inclua as obrigações soberanas gregas no programa de compra de obrigações, dando assim uma injeção de confiança na Grécia e nos investidores internacionais.

Em vez disso, os credores decidiram quinta-feira identificar algumas medidas limitadas para um potencial alívio da dívida no próximo ano, adiando mais discussões sobre o assunto para o final de 2017, na melhor das hipóteses — depois das eleições na Alemanha. A clarificação pode vir demasiado tarde para que a dívida grega seja incluída no programa do BCE.

– Por Nektaria Stamouli (nektaria.stamouli@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.