Japão: PIB 4T revisto em alta; superavit conta corrente janeiro contrai

0

TÓQUIO (DJ Bolsa)– A economia do Japão cresceu mais do que o estimado inicialmente no trimestre entre outubro e o fim de dezembro, uma vez que as empresas aumentaram o investimento graças ao otimismo que se fez sentir nos mercados sobre as potenciais políticas de estímulo da administração Trump nos EUA.

O produto interno bruto do Japão cresceu 1,2% em cadeia no quarto trimestre, de acordo com dados apresentados esta quarta-feira pelo governo japonês. A estimativa inicial dos dados do PIB apontava para um crescimento de 1,0%.

Economistas previam uma revisão em alta para 1,6%.

Os dados revistos mostram que o investimento das empresas aumentou 2,0%, em vez dos 0,9% estimados inicialmente.

Num outro relatório, o Ministério das Finanças do Japão disse que o superavit da conta corrente do Japão contraiu em termos homólogos em janeiro, o que acontece pela primeira vez em oito meses.

O superavit da conta corrente contraiu 88,9% para Y65,5 mil milhões em janeiro, em termos não ajustados. Os economistas consultados pelo jornal Nikkei previam um superavit de Y203,8 mil milhões.

O aumento das importações devido à queda do iene e aumento dos preços do petróleo levou à contração do superavit da conta corrente, uma vez que o saldo comercial foi de um deficit de Y853,4 mil milhões.

-Por Mitsuru Obe (mitsuru.obe@wsj.com), Eleanor Warnock (eleanor.warnock@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.