Japão: Preços no consumidor sobem pela primeira vez em mais de um ano

0

TÓQUIO (DJ Bolsa)– Os preços no consumidor do Japão subiram pela primeira vez em mais de um ano no mês de janeiro, uma vez que a subida dos preços do petróleo deu ao primeiro-ministro Shinzo Abe e ao Banco do Japão, ou BOJ, uma ajuda na luta para superar a deflação.

O ligeiro aumento dos preços ainda mantém o banco central longe de alcançar o alvo de 2% para a inflação, mas pode alimentar a especulação sobre quando o BOJ pode começar a considerar aumentar as taxas de juro atualmente num nível muito reduzido.

O índice de preços no consumidor, ou IPC, subjacente aumentou 0,1% em termos homólogos em janeiro, depois de ter recuado 0,2% no mês anterior, de acordo com os dados apresentados esta sexta-feira pelo Ministério do Interior e das Comunicações. Esta foi a primeira subida desde o aumento de 0,1% em dezembro de 2015.

O IPC subjacente exclui a volatilidade dos preços dos alimentos frescos mas inclui os preços da energia. Os dados ficaram em linha com a previsão dos economistas consultados pelo jornal Nikkei.

-Por Takashi Nakamichi (takashi.nakamichi@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.