Novo Banco oferece contrapartida em dinheiro por dívida

0

LISBOA (DJ Bolsa)– O Novo Banco S.A. lançou na madrugada desta terça-feira uma oferta em dinheiro para recomprar 36 séries de obrigações seniores ao valor de mercado. Esta foi a opção escolhida para garantir a almofada de capital de 500 milhões de euros ($582,8 milhões), necessária para a conclusão da operação de venda ao fundo Lone Star.

A contrapartida em cash prevaleceu sobre a hipótese de avançar para um swap de obrigações. O banco justificou a escolha por ser a “mais ajustada aos investidores institucionais e de retalho” e tornar a contrapartida “mais simples e percetível”, explica em comunicado.

Uma das condições essenciais da venda do banco à Lone Star, estipulada em março, estabelecia que os detentores de obrigações deveriam abdicar de mais EUR500 milhões, através da troca de EUR3 mil milhões de obrigações sénior por novos títulos, com o intuito de reforçar os capitais próprios da instituição.

Segundo o banco, o preço da oferta está “alinhado com o mercado” e é “acompanhado por uma operação de solicitação de consentimento de reembolso antecipado”.

Isto significa que o banco vai proceder ao reembolso antecipado destas obrigações a preços de mercado, forçando alguns dos obrigacionistas a assumir as perdas. O banco poupa também nos juros que deixa de pagar aos obrigacionistas até à maturidade dos títulos.

As 36 séries de obrigações têm maturidades entre 2019 e 2052 e correspondem a cerca de EUR3 mil milhões de passivo contabilístico, acrescenta o comunicado.

O banco anunciou ainda que a oferta tem início às 0700 TMG desta terça-feira e encerra a 2 de outubro.

– Por Gonçalo Saraiva Amaro (goncalo.amaro@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.