Novo Banco passa a lucros trimestrais, anuais

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Novo Banco disse esta quarta-feira que passou a lucros líquidos no quarto trimestre de 2021, beneficiado pelos resultados positivos das operações financeiras e a queda das provisões para crédito malparado.
O Novo Banco registou também os primeiros lucros anuais desde a sua fundação, com a melhoria da margem financeira e dos resultados operacionais, assim como a descida das imparidades de crédito.
FACTOS RELEVANTES:
– O lucro líquido do banco foi de 30,4 milhões de euros ($33,7 milhões), um número que compara com um prejuízo líquido de EUR476,2 milhões no período homólogo.
– A margem financeira — diferença entre os juros pagos nos depósitos e cobrados nos empréstimos — caiu para EUR143,2 milhões contra EUR154,1 milhões no mesmo período do ano passado.
– As provisões contra crédito malparado diminuíram para EUR34,4 milhões face a EUR141,1 milhões no trimestre homólogo.
– Os resultados das operações financeiras avançaram para EUR42,2 milhões face a um prejuízo de EUR52,2 milhões no mesmo período do ano anterior.
– O rácio core Tier 1 situava-se nos 11,1% a 31 de dezembro, de acordo com as regras da Autoridade Bancária Europeia numa base de implementação total.
– No total do ano, o Novo Banco passou a um lucro líquido de EUR184,5 milhões contra um prejuízo líquido de 1,33 mil milhões no ano anterior.
– O Novo Banco disse ainda que vai solicitar mais EUR209,2 milhões ao Fundo de Resolução referentes a 2021, tendo em conta “as perdas incorridas nos ativos cobertos pelo Mecanismo de Capitalização Contingente, bem como as condições mínimas de capital aplicáveis no final do mesmo ano” ao abrigo do mesmo mecanismo.
– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@dowjones.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.