Portugal: DBRS mantém rating BBB (elevado) e tendência estável

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A DBRS Morningstar manteve no final de sexta-feira o rating BBB (elevado) de Portugal, ao mesmo tempo que a tendência permanece estável.

A agência de rating continua a considerar que a crise de saúde global foi grave para a economia portuguesa e disse que a pandemia deixou a economia do país 4,6% abaixo do nível de crescimento do final de 2019.

A DBRS reiterou ainda que o rating do país dependerá da duração do choque.

No entanto, as perspetivas de crescimento melhoraram. Com os avanços na implementação das vacinas em Portugal e por toda a Europa, a agência de rating nota que a economia deve recuperar no segundo semestre e ao longo do horizonte de previsões.

“O rating pode ser revisto em alta se as perspetivas macroeconómicas melhorarem e o governo for capaz de recolocar o rácio da dívida pública numa trajetória descendente”, escreveu a agência na análise à notação de Portugal.

Por outro lado, a agência não descarta uma redução do rating, no caso de as perspetivas de crescimento se deteriorarem significativamente devido à crise, ou se a pandemia enfraquecer o compromisso com políticas macroeconómicas sustentáveis, o que pode resultar num outlook pior para as finanças públicas.

– Por Mariana da Silva Godinho (mariana.godinho@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.