Portugal: Economia contrai 5,4% no primeiro trimestre

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– Portugal registou uma contração homóloga de 5,4% do produto interno bruto no primeiro trimestre do ano, disse o Instituto Nacional de Estatísticas esta sexta-feira, devido ao impacto do confinamento por causa da pandemia.

“O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi mais negativo no primeiro trimestre que o observado no trimestre anterior, refletindo, em larga medida, uma redução mais acentuada do consumo privado”, disse o INE.

Em cadeia, o produto interno bruto diminuiu 3,3%, devido ao impacto das limitações à mobilidade decretadas para conter o agravamento da pandemia.

No quarto trimestre, a economia tinha contraído 6,1% em termos homólogos e tinha crescido 0,2% em cadeia.

No final de quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa anunciou que Portugal entrará a partir de sábado numa nova fase de desconfinamento, permitindo um aumento da atividade de alguns setores de comércio e serviços.

O governo disse no início de abril que estima um crescimento de 4% este ano, revendo em baixa as estimativas face a 5,4% devido ao confinamento aplicado no primeiro trimestre.

– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.