Portugal: Economia dispara 15,5% no segundo trimestre

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)- Portugal registou um crescimento de 15,5% do produto interno bruto no segundo trimestre do ano, disse o Instituto Nacional de Estatísticas esta sexta-feira, graças à comparação favorável com o mesmo período do ano passado.

A evolução foi influenciada pelo “efeito base, uma vez que as restrições sobre a atividade económica em consequência da pandemia se fizeram sentir de forma mais intensa nos primeiros dois meses do segundo trimestre de 2020, conduzindo então a uma contração sem precedente da atividade económica”, disse o INE.

No primeiro trimestre, a contração homóloga foi 5,3%, um valor revisto pelo instituto nesta leitura.

O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB ganhou peso e o contributo da procura externa foi menos negativo no segundo trimestre, traduzindo um aumento mais significativo das exportações, refere o INE.

Em cadeia, o produto interno bruto acelerou 4,9%, graças à reabertura gradual a partir de meados de março.

No final de quinta-feira, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que o novo plano de desconfinamento da pandemia vai acontecer em três fases, numa altura em que o país regista uma queda da transmissibilidade e da incidência dos casos de coronavírus, ao mesmo tempo que o número de vacinas administradas aumenta.

– Por Gonçalo Saraiva Amaro (gonçalo.amaro@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.