Portugal: Economia regista maior crescimento em 35 anos em 2022

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A economia portuguesa teve a maior taxa de crescimento desde 1987 no ano passado, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas esta terça-feira.

No total do ano, o PIB cresceu 6,7%, face a um crescimento de 5,5% no total de 2021, e depois da contração histórica de 8,3% em 2020 devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, frisou o INE.

Na análise para o total do ano, o instituto realça que a procura interna teve um contributo positivo, apesar de ter sido inferior ao contributo do ano anterior. O INE também refere que a procura externa líquida teve um impacto positivo na variação anual de 2022, após um contributo negativo no ano anterior.

No quarto trimestre o produto interno bruto cresceu 3,1% em termos homólogos, face a um crescimento de 6,6% no mesmo período de 2021. No terceiro trimestre de 2022, a economia tinha crescido 4,9%. A desaceleração é justificada pelo abrandamento do “consumo privado e uma redução do investimento”.

Em cadeia, o PIB expandiu-se 0,2% face a 0,4% no terceiro trimestre de 2022, devido a uma diminuição do contributo da procura interna.

-Por Alexandra Martins Silva (alexandra.silva@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.