LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Fundo Monetário Internacional reviu em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa em 2023 para 1%, devendo acelerar para 1,7% no ano seguinte, refere a instituição no seu mais recente relatório sobre a economia global, o World Economic Outlook.
Em outubro, o FMI estimava um crescimento de 0,7%. Apesar da revisão, a nova projeção continua a ser mais pessimista do que a do governo, que prevê uma expansão de 1,3% em 2023, segundo as projeções inscritas no Orçamento do Estado para este ano.
O FMI prevê também uma inflação mais elevada em 2023 do que no relatório anterior: os preços deverão subir 5,7% este ano, contra 4,7%, desacelerando depois para 3,1% em 2024.
Quanto ao desemprego, deverá atingir os 6,6% em 2023, face à estimativa anterior de 6,5%, descendo 0,1 pontos percentuais no ano seguinte.
Contudo, o FMI alerta que “a economia global está novamente num momento altamente incerto, com os efeitos cumulativos dos últimos três anos de choques adversos (…) a manifestarem-se de formas imprevistas”.
No documento, o FMI refere que, antes das recentes tensões no sistema financeiro, “a atividade na economia mundial dava sinais iniciais de estabilização no início de 2023”.
Assim, “com a recente volatilidade no mercado financeiro e os diferentes indicadores a apontarem em direções diferentes, o nevoeiro em torno do outlook económico mundial piorou”, refere o FMI, acrescentando que “a incerteza é elevada e que o equilíbrio dos riscos está firmemente inclinado para o lado descendente enquanto o setor financeiro continuar agitado”.
– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@webtexto.pt)
Portugal: FMI sobe previsão de crescimento do PIB para 2023
0
Partilhar