LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, destacou esta terça-feira que o Orçamento do Estado para 2019 representa o cumprimento total dos objetivos do governo para esta legislatura, apesar de uma revisão em baixa das perspetivas de crescimento para o próximo ano.
Naquele que é o último orçamento da legislatura, Centeno disse que os portugueses podem estar orgulhosos do que aconteceu nos últimos anos.
“Portugal voltou ao caminho da credibilidade”, afirmou.
Na conferência de imprensa de apresentação de linhas gerais do orçamento para 2019, que foi entregue no Parlamento no final de segunda-feira, Centeno disse que, pela primeira vez, Portugal terá um equilíbrio das contas públicas.
“Apresentamos um deficit de 0,2% do PIB para 2019, o que quer dizer que, em 40 anos, é a primeira vez que teremos as contas públicas perto do equilíbrio”, disse Centeno no Ministério das Finanças.
“O deficit de 0,2% [em 2019]é credível e atingível”, acrescentou.
Para 2018, Centeno reforçou que a perspetiva é de um deficit orçamental de 0,7% do PIB. “É a nossa melhor estimativa”, afirmou.
“O crescimento é robusto e sustentável”, acrescentou Centeno.
O produto interno bruto de Portugal deverá crescer 2,2% em 2019, contra os 2,3% projetados em abril no programa de estabilidade e crescimento.
Já a dívida pública deve aumentar para 118,5%, face à projeção de 118,4% em abril, devido ao leve abrandamento do crescimento.
Apesar desta revisão em alta da previsão, Centeno salientou que a tendência é de redução. “A dívida pública tem uma trajetória descendente, que continuará em 2019”, afirmou.
Olhando para a trajetória dos indicadores ao longo da legislatura, Mário Centeno concluiu que Portugal registou “o melhor desempenho financeiro entre os países da UE”, sublinhando que o país regressou à categoria de investimento para todas as grandes agências de rating.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)