Portugal: OCDE corta previsão do crescimento para este ano

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico disse esta quarta-feira que o crescimento do produto interno bruto de Portugal será mais reduzido do que o esperado em dezembro, devido ao impacto da guerra na Ucrânia na confiança e no poder de compra.
De acordo com as previsões económicas mais recentes divulgadas esta quarta-feira, a OCDE vê o PIB português a crescer 5,4% em 2022, face a 5,8% previstos em dezembro, e vê um crescimento de 1,7% para 2023.
A organização disse que embora a recuperação da economia possa ser auxiliada pelo robusto investimento público, alimentado pelos fundos da União Europeia, e pelo retorno do turismo, o peso da guerra na Ucrânia, problemas nas cadeias de fornecimento e aumentos dos preços da energia e commodities vão pesar na atividade.
“Os riscos para a recuperação incluem o atraso no uso dos fundos da UE ou a sua erosão em termos reais devido à inflação elevada e a um aumento das taxas de juro que pode reduzir os empréstimos bancários e gradualmente limitar a capacidade do governo em gastar.”
Por sua vez, os aumentos do preço da energia e alimentos vão levar a inflação, de acordo com padrões harmonizados, a atingir os 6,3% em 2022 e 4% em 2023. Apesar da aceleração dos salários, refere a OCDE, a pressão da inflação vai pesar sobre o poder de compra das famílias.
Já a taxa de desemprego deve baixar para 5,8% este ano, face a 6,6% em 2021, e para 5,7% em 2023.
O deficit deve continuar numa tendência descendente, atingindo os 1,5% do PIB em 2022 e 1,1% no ano seguinte.
-Por Alexandra Martins Silva (alexandra.silva@webtexto.pt)
Produzido para a Dow Jones Newswires pela Webtexto (EMC)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.