Portugal: Teletrabalho obrigatório prolongado uma semana, escolas reabrem dia 10

0

(DJ Bolsa)– O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse esta quinta-feira que houve uma reavaliação por parte do conselho de ministros das medidas anunciadas em dezembro, depois da reunião do Infarmed de quarta-feira, anunciando alterações a algumas regras de contenção do coronavírus.

Entre as principais alterações está o prolongamento do teletrabalho obrigatório até dia 14 de janeiro, sendo que depois dessa data será apenas recomendado.

Já as escolas vão reabrir a 10 de janeiro, como estava planeado, não havendo isolamento de turmas caso alguém teste positivo e com um reforço de testagem a professores, auxiliares e assistentes operacionais nas próximas duas semanas.

O primeiro-ministro anunciou que mais de 3 milhões de portugueses já receberam a dose de reforço e que a partir de dia 10 de janeiro há isenção de testagem para quem tenha essa dose há mais de 14 dias.

No que toca às discotecas e bares, voltam a abrir dia 14 de janeiro mas com obrigatoriedade de teste negativo.

António Costa disse que a alta transmissibilidade da variante Ómicron, que já é a dominante no país, foi crescente ao longo da época festiva, na qual salientou que houve uma realização massiva de testes. Os especialistas do Infarmed referiram que apesar da transmissibilidade elevada, a Ómicron tem uma menor gravidade e, devido ao elevado nível de vacinação, há uma maior proteção.

O primeiro-ministro salientou que numa base de comparação relativamente a há um ano, esta variante está a ter um menor impacto no SNS e no risco de saúde. Apesar da possibilidade de haver um crescimento elevado dos novos casos, referiu que “poderemos avançar na próxima semana com cautela”.

– Por Mariana da Silva Godinho (mariana.godinho@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.