Volkswagen declara-se culpada de manipulação de emissões de gases

0

(DJ Bolsa)– A Volkswagen AG declarou-se culpada das acusações de manipulação de emissões de gases em veículos a diesel, pondo termo a uma enorme batalha legal nos EUA cujo desfecho já se previa penalizador para a reputação e finanças da empresa.

Numa resolução sem precedentes para um caso criminal envolvendo uma empresa automóvel, a Volkswagen declarou-se culpada num tribunal federal de Detroit esta sexta-feira, assumindo os crimes de conspiração, fraude e violação do Clean Air Act — uma lei federal dos EUA que regulamenta a poluição do ar — obstrução à Justiça e violações relacionadas com a importação.

O acordo judicial inclui uma multa criminal de $2,8 mil milhões e resolve uma longa batalha entre a empresa e o Departamento de Justiça nos tribunais.

A Volkswagen anunciou também que terá de pagar uma indeminização cível de $1,5 mil milhões para pôr fim à investigação dos EUA.

Estes valores juntam-se às penalizações anteriores, que surgem de acordos cíveis com consumidores, reguladores, concessionários e procuradores gerais dos EUA que podem custar à Volkswagen mais de $20 mil milhões no total. Alguns dos atuais e antigos executivos e funcionários da Volkswagen foram acusados separadamente na investigação criminal, mas não foram ouvidos na audiência desta sexta-feira.

– Por Mike Spector (mike.spector@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.