Volkswagen enfrenta novos desafios legais

0

BRUSSELS (DJ Bolsa)– A Volkswagen AG enfrenta novos problemas legais relativos ao escândalo de emissões, depois de as autoridades da União Europeia terem recomendado pela primeira vez acusações por fraude contra dois responsáveis da fabricante automóvel.

O Organismo Europeu de Luta Antifraude, ou OLAF, tem estado a investigar desde novembro de 2015 se a Volkswagen tinha usado de forma indevida os empréstimos que recebeu do Banco Europeu de Investimento, ou BEI. Esta investigação, que se centrou em dois responsáveis da empresa, começou depois de o BEI ter feito saber que tinha algumas reservas sobre o empréstimo.

De acordo com fontes, pelo menos um dos responsáveis sob investigação deixou a empresa. Não é claro se o outro responsável ainda está na Volkswagen ou não.

As alegações centram-se num empréstimo de EUR400 milhões ($470 milhões) que o BEI concedeu à Volkswagen em 2009, com o propósito de promover o desempenho ambiental da fabricante automóvel alemã, de acordo com responsáveis. O empréstimo já foi pago.

A Volkswagen negou qualquer prática ilegal em relação ao empréstimo do BEI.

“Reiteramos a nossa posição de que todos os fundos recebidos pela Volkswagen da União Europeia foram usados para o devido propósito; isto aplica-se aos empréstimos concedidos no passado pelo Banco Europeu de Investimento”, disse um porta-voz.

O gabinete antifraude recomendou ação judicial ao gabinete da procuradoria-geral de Braunschweig.

Os procuradores da Alemanha têm estado a investigar vários antigos responsáveis de topo da Volkswagen devido a suspeitas de fraude, sobretudo sobre quem sabia o que se passava com a manipulação das emissões.

De acordo com fontes próximas do processo, responsáveis da Volkswagen terão omitido informação relevante em respostas ao BEI, quando o empréstimo foi negociado, em 2008.

-Por Laurence Norman (Laurence.norman@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.