Banco de Portugal aumenta previsão do crescimento, inflação para 2022

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A economia portuguesa deve crescer 6,7% em 2022, disse o Banco de Portugal esta quinta-feira no seu relatório económico de outubro, prevendo também um aumento significativo da inflação devido às pressões externas. 

O Banco de Portugal prevê um crescimento de 6,7% em 2022, uma previsão mais elevada do que os 6,3% indicados no boletim económico de junho.

De acordo com o comunicado da instituição, o crescimento da economia deve atingir o nível do pré-pandemia, ao beneficiar com a recuperação do setor do turismo e do consumo privado. As poupanças acumuladas pelas famílias durante a pandemia fomentaram o aumento da despesa.

Já a inflação deve subir para 7,8% este ano, o que compara com a previsão de 5,9% em junho, sobretudo devido às “crescentes pressões externas sob os preços”. Excluindo os bens energéticos, a inflação deve aumentar 6,4%, face a 4,8% previstos no boletim de junho.

“A deterioração do enquadramento internacional resulta da sucessão de choques associados à invasão da Ucrânia, com reflexos sobre a inflação, o fornecimento de energia e a confiança dos agentes económicos”, refere o banco.

O Banco de Portugal realça que estas projeções estão rodeadas de uma grande incerteza devido à “possibilidade de impactos económicos mais adversos associados à invasão da Ucrânia”.

No que diz respeito à taxa de desemprego, a instituição fez apenas uma ligeira revisão, prevendo uma taxa de 5,8% em 2022, face a 5,6% previstos em junho.

No boletim económico de outubro, o Banco de Portugal apenas apresenta uma atualização das projeções para a economia portuguesa no ano corrente. O próximo boletim económico será divulgado em dezembro e trará as projeções para este ano e para os próximos três anos.

-Por Alexandra Martins Silva (alexandra.silva@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.