Brexit: UE pede “mais ambição” nos direitos dos cidadãos europeus

0

BRUXELAS (DJ Bolsa)– O principal negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, pediu para que o Reino Unido mostrasse “mais ambição” em proteger os direitos dos cidadãos europeus, depois de o Reino Unido abandonar o bloco, no seguimento de Londres ter detalhado as suas propostas sobre a questão.

As propostas, que surgem praticamente um ano depois do referendo britânico para deixar a União Europeia, dão até dois anos após o Brexit aos cidadãos europeus a viver no Reino Unido a possibilidade de pedirem permissão para ficarem no país indefinidamente.

Londres está confiante num sucesso inicial nas negociações do Brexit com a UE acerca dos direitos de mais de três milhões de cidadãos da UE no Reino Unido e os mais de um milhão de cidadãos britânicos que vivem nos 27 Estados-membros do bloco.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, apresentou as suas propostas na quinta-feira, mas esta segunda-feira apresentou-as mais detalhadamente no Parlamento. May descreveu o seu plano como “sério e justo”, argumentando que os cidadãos europeus no país são parte integrante da sociedade britânica.

Depois do comunicado mais detalhado desta segunda-feira, Barnier pediu “mais ambição” por parte do Reino Unido.

“O objetivo da UE nos #citizensrights [direitos dos cidadãos]: o mesmo nível de proteção como garante a UE. É necessária mais ambição, clareza e garantias na posição de hoje do Reino Unido”, disse Barnier na sua conta do Twitter.

– Jason Douglas (jason.douglas@wsj.com) e Valentina Pop (valentina.pop@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.