EUA/Fed prevê três subidas de juros em 2017

0

WASHINGTON (DJ Bolsa)– Os responsáveis da Reserva Federal dos EUA continuam a prever aumentar a taxa de juro três vezes este ano e não fizeram nenhuma alteração às perspetivas para a economia.

Nas projeções económicas publicadas esta quarta-feira, no mesmo dia em que voltou a subir as taxas de juro, os responsáveis também reforçaram que devem aumentar os custos de financiamento mais três vezes no próximo ano. O Comité de Operações no Mercado Aberto, ou FOMC, prevê que a taxa de juro se fixe, em termos médios, nos 3% no final de 2019, ligeiramente mais cedo do que indicavam as projeções de dezembro.

Os responsáveis deram o primeiro passo para essa normalização esta quarta-feira, ao subir a taxa diretora — tal como esperado — em 0,25% para um intervalo entre 0,75% e 1%. O presidente da Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, foi o único dissidente, tendo optado por manter os juros.

As novas projeções da Fed sugerem que os responsáveis continuam confiantes de que a economia vai evoluir como preveem. As projeções económicas mudaram pouco a partir de dezembro, indicando que nada aconteceu nos últimos três meses que pudesse alterar as suas perspetivas.

Nove dos 17 responsáveis da Fed disseram que seriam apropriados três aumentos das taxas em 2017, face aos seis de dezembro. Apenas três responsáveis viram necessidade de menos de três movimentos este ano, face a seis em dezembro.

As projeções desta quarta-feira mostram que os responsáveis da Fed veem a economia crescer 2,1% em 2017, o mesmo ritmo que em dezembro. Preveem ainda um crescimento de 2,1% em 2018 e 1,9% em 2019, antes de o crescimento se fixar numa média de longo prazo de 1,8%.

Os responsáveis antecipam uma taxa de desemprego de 4,5% no final dos próximos três anos. As projeções para a taxa de desemprego de mais longo prazo passaram de 4,8% em dezembro para 4,7%.

A Fed estima que a inflação termine o ano nos 1,9% e suba para o alvo de 2% em 2018.

– Por David Harrison

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.