EUA/Sec Defesa: Há “muitas opções militares” para Coreia do Norte

0

WASHINGTON — O secretário da Defesa dos EUA, James Mattis, alertou a Coreia do Norte em termos duros no domingo de que qualquer ataque aos EUA ou aos seus aliados desencadeará uma resposta militar massiva, em comentários depois de um briefing de segurança nacional com o Presidente dos EUA, Donald Trump, realizado após o sexto e mais poderoso teste nuclear norte-coreano.

“Temos muitas opções militares e o Presidente quis ser informado sobre cada uma delas”, disse Mattis em breves comentários, acompanhado pelo chefe do Estado Maior, o general Joseph Dunford. Mattis alertou que quaisquer ataques aos EUA, Japão ou Coreia do Sul terão uma resposta militar massiva, que será eficaz e avassaladora”.

Mattis pediu ao regime para ouvir os apelos dos EUA e de outros membros do Conselho de Segurança da ONU para travar a escalada nuclear, “porque não estamos à procura de uma aniquilação total de um país, nomeadamente a Coreia do Norte, mas, como disse, temos muitas opções para fazê-lo”.

Também no domingo, Trump denunciou a Coreia do Norte como uma “nação pária” hostil, ao mesmo tempo que atacou a China e a Coreia do Sul, que diz terem feito pouco para travar o regime de Pyongyang.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas planeia realizar uma reunião de emergência sobre a Coreia do Norte esta segunda-feira, a pedido dos EUA, Reino Unido, França, Japão e Coreia do Sul.

A Coreia do Norte disse no domingo que realizou o sexto teste nuclear, com proporções significativamente maiores, acentuando a pressão com os EUA.

Num comunicado televisivo, a Coreia do Norte descreveu a explosão subterrânea, que deu origem a um forte terramoto, como “o sucesso perfeito no teste de uma bomba de hidrogénio para um míssil balístico intercontinental”. Pyongyang disse que “a credibilidade da operação da ogiva nuclear está totalmente garantida”.

– Por Michael C. Bender (Mike.Bender@wsj.com), Brent Kendall (brent.kendall@wsj.com)

– Brent Kendall, Jonathan Cheng, Felicia Schwartz, Nancy A. Youssef, Shane Harris e Farnaz Fassihi contribuíram para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.