ATENAS (DJ Bolsa)– A Grécia pediu que o Banco Central Europeu adicionasse o país ao seu programa de compra de obrigações, conhecido por programa de alívio quantitativo, ou QE, mesmo que isso signifique flexibilizar as condições iniciais do BCE para dar esse apoio.
O ministro das Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, disse esta segunda-feira que o BCE deve incluir a dívida grega no seu programa de QE de forma a ajudar o país a regressar ao mercado obrigacionista.
A decisão do BCE de comprar dívida grega reforçaria a confiança dos investidores no país e poderia ser um ponto de viragem na crise da dívida de oito anos do país, acredita Atenas. No entanto, o BCE já disse anteriormente que não irá incluir a Grécia no programa de QE até que o Fundo Monetário Internacional diga que a dívida do país é sustentável.
No entanto, o FMI recusa-se a adiantar esta informação até que a Alemanha e outros Estados-membros concordem em reestruturar os empréstimos à Grécia. O governo de Atenas teme que o FMI e a Alemanha concordem em adiar as discussões sobre a dívida grega e, como consequência, que o BCE retenha a ajuda por via do programa de QE.
– Por Nektaria Stamouli (nektaria.stamouli@wsj.com)
– Tom Fairless contribuiu para este artigo.