Portugal pede autorização para pagamento antecipado ao FMI – resp

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– Portugal pediu esta terça-feira a autorização dos parceiros europeus para fazer um pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional de cerca de EUR10 mil milhões ($11,2 mil milhões) dos fundos que recebeu aquando do resgate internacional, em 2011.

“Hoje pedimos na reunião do Ecofin aos nossos parceiros europeus autorização para um novo ‘waiver’ que nos permita pagar ao FMI antecipadamente, e antes das tranches europeias, cerca de EUR10 mil milhões”, disse o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, aos jornalistas após a reunião dos ministros das Finanças da UE.

O responsável diz que a operação permitirá ao país fazer uma gestão mais equilibrada dos pagamentos futuros e facilitar o levantamento de financiamento.

Neste momento, o Estado português deve cerca de metade do empréstimo inicial concedido pelo FMI, no valor de perto de EUR26 mil milhões. O valor total do resgate concedido pelo FMI e pela União Europeia em 2011 atingiu os EUR78 mil milhões.

O mais recente pagamento antecipado de Portugal ao FMI ocorreu em fevereiro deste ano, quando foram reembolsados EUR1,7 mil milhões.

– Por Carla Canivete (carla.canivete@webtexto.pt)

Produzido para a Dow Jones Newswires pela Webtexto (BLC)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.