Ford regista prejuízo líquido de 800 mil milhões de dólares no quarto trimestre

0

(DJ Bolsa)– A Ford Motor Co. passou a um prejuízo líquido de $800 milhões no quarto trimestre de 2016, devido a encargos extraordinários relacionados com planos de pensões e ao cancelamento da construção de uma fábrica no México, que ofuscaram sólidos resultados operacionais na América do Norte e a melhoria da rentabilidade na Europa.

As receitas no trimestre caíram 4% para $38,7 mil milhões devido à queda das vendas grossistas, incluindo na América do Norte, em que as vendas nos EUA desceram 2% durante o período.

A Ford reportou lucros operacionais no quarto trimestre de $2,1 mil milhões, menos 20% que no período homólogo de 2015.

Os lucros ajustados por ação foram de $0,30 no quarto trimestre, $0,01 abaixo das expectativas de $0,31 por ação.

Os resultados operacionais anuais foram de $10,4 mil milhões de 2016, ligeiramente acima da previsão e o segundo melhor lucro antes de impostos da fabricante de sempre.

Os executivos esperavam apresentar mais um ano recorde em 2016, mas a Ford reviu em baixa a previsão anual depois de anunciar que teria um encargo de $600 milhões relacionados com uma recolha.

O lucro líquido anual de $4,6 mil milhões, menos 60% que no ano anterior, foi afetado por um encargo extraordinário de $3 mil milhões no quarto trimestre relacionado com uma reavaliação de ativos e obrigações com os benefícios de reformas.

A Ford registou outro encargo de $200 milhões no quarto trimestre devido ao cancelamento da construção de uma fábrica no México, iniciada no ano passado.

– Por Christina Rogers (christina.rogers@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.